O pâncreas é uma grande glândula do sistema digestivo e endócrino. Ela está localizada profundamente na parte central do abdome. Produz hormônios importantes como a insulina e o glucagon, além de produzir importantes enzimas digestivas (substâncias responsáveis pela digestão).
A pancreatite aguda é uma inflamação do pâncreas e é caracterizada por fortes dores na parte superior do abdome e que geralmente irradia para ambos os lados e para as costas. É comum se apresentar junto com náusea e vômitos e a dor piorar com a alimentação.
A principal causa de pancreatite aguda é a pedra na vesícula. Pequenas pedras podem se deslocar para o canal que leva a bile até o intestino (colédoco) e migrarem até sua porção final, podendo causar a inflamação do pâncreas. Outras causas de pancreatite são a ingesta de bebida alcoólica, níveis de triglicérides muito altos no sangue, uso de algumas medicações, doença autoimune, trauma entre outras causas.
O diagnóstico é feito através do quadro clínico associado a alterações de exame laboratorial (amilase e lipase) e/ou exame de imagem (tomografia ou ultrassonografia).
O tratamento da pancreatite aguda deve ser realizado em ambiente hospitalar e consiste principalmente em jejum para “descansar” o pâncreas, hidratação e uso de analgésicos. Caso as pedras na vesícula sejam a causa determinada é importante realização da retirada da vesícula assim que a pancreatite aguda tenha se resolvido para evitar novas crises no futuro.