A obesidade é uma doença crônica que acomete cerca de 650 milhões de adultos em todo o mundo com uma estimativa de aumento progressivo nos próximos anos. O seu tratamento é importante devido ao alto risco de complicações associadas à doença.
Uma das alternativas de tratamento com maior resposta a longo prazo continua sendo a cirurgia bariátrica e metabólica, indicado para os pacientes com obesidade grau 2 com comorbidades e grau 3.
O tratamento cirúrgico segue sendo o método mais eficaz para manutenção da perda de peso e controle das comorbidades associadas.
Mas e após a cirurgia, quais são as principais recomendações?
- Dieta – a dieta líquida será mantida por cerca de 21 dias com a reintrodução gradual de alimentos conforme orientação nutricional até uma dieta geral em cerca de 2 meses de pós-operatório
- Uso de medicamentos – no pós-operatório a recomendação é o uso de analgésicos comuns e antieméticos caso necessário, além de um protetor gástrico que será mantido por 2 meses. Em caso de uso contínuo de outra medicação, será necessário macerar o comprimido ou abrir a capsula antes de ingerir por pelo menos 30 dias.
- Profilaxia de trombose – a fim de evitar essa complicação tão temida pelos pacientes e cirurgiões, algumas medidas devem ser tomadas rotineiramente no pós-operatório como por exemplo a realização de caminhadas diárias de pelo menos 30-40 minutos e uso contínuo de meias elásticas por 15 dias. Outra recomendação é o uso de anticoagulante profilático que será definido de acordo com o procedimento proposto.
- Ferida operatória – retire os curativos e limpe as feridas com água e sabonete de 4-5 vezes ao dia. Mantenha-os sempre limpos e secos.
- Hábito intestinal – é normal não evacuar nos primeiros dias, mas se ficar sem evacuar por mais de 7 dias e tiver algum desconforto abdominal pode ser utilizado um supositório de glicerina
- Contracepção – alguns anticoncepcionais orais podem sofrer alterações em sua absorção, converse com o seu ginecologista e use sempre algum método contraceptivo, não é um bom momento para você engravidar
- Retorno – o retorno pós-operatório é importante para avaliar possíveis complicações e retirar possíveis dúvidas existentes
Seguir as orientações de pós-operatório é fundamental para o sucesso da sua recuperação. Portanto, siga as orientações dadas pelo seu médico e boa cirurgia!