Decidir pelo tratamento adequado da obesidade é muito mais do que apenas perder peso. É decidir ter uma melhor qualidade de vida, melhor qualidade de sono, mais disposição no dia a dia etc. Isso tudo traz melhores condições físicas, emocionais e psicológicas e consequente maior desejo em realizar atividades físicas mais vigorosas, convívios sociais, dentre outros.
Mesmo que a obesidade lhe traga certas limitações, a mudança no estilo de vida deve existir ainda mesmo no pré-operatório. Criar o hábito de realizar atividades físicas (caminhada, academia, hidroginástica) facilitará muito a sua manutenção no pós-operatório. Além disso já se sabe que a atividade física, principalmente a que promove ganho de massa muscular, não tem papel fundamental na manutenção do peso após a cirurgia.
A alimentação também deve receber importante atenção no pré-operatório, não apenas por ser fundamental para a perda de peso (obrigatório antes da cirurgia), mas também para que já se tenha o hábito de uma boa alimentação.
Evite o consumo de refrigerantes, bebida alcoólica e sucos. Tire de sua rotina o consumo de doces e ultraprocessados (salgadinhos, bolachas, biscoitos). Entenda que sua alimentação é o ponto chave de seu processo de mudança pessoal, tanto no pré quanto no pós-operatório.
Preparar-se para a cirurgia bariátrica é muito mais do que realizar exames e avaliações médicas. É se preparar para ter uma nova vida, muito melhor daquela de antes de operar. Esteja preparado (a) para isso, esteja pronto (a) para aproveitar todos os benefícios que a cirurgia irá te trazer. Toda mudança positiva que você fizer antes de operar será de extrema importância para a sua vida após operar!!