Hérnias podem voltar após a cirurgia?

Hérnias podem voltar após a cirurgia?

Hérnias da parede abdominal são defeitos ou “buracos” pelos quais órgãos ou estruturas do interior do abdome (gordura intra-abdominal, intestino, etc.) podem atravessar, formando, nódulos ou abaulamentos. O tratamento das hérnias da parede abdominal é realizado por meio de cirurgia. Mas as hérnias podem voltar mesmo após a cirurgia? A resposta é SIM.

Antigamente as cirurgias para correção de hérnias da parede abdominal não eram feitas com uso de tela e a chance de voltarem ser muito maiores. Atualmente, com exceção de hérnias umbilicais muito pequenas, corrigimos as hérnias da parede abdominal com esse material. Com o avanço da tecnologia e das técnicas cirúrgicas a chance de uma hérnia recidivar após o tratamento cirúrgico é muito pequena, mas ainda existe, variando de 0,5 a 15% conforme o tipo de hérnia ou técnica empregada.

Para evitar a recorrência é muito importante seguir as orientações do seu cirurgião. O retorno as atividades cotidianas e atividade física deve ser individualizada, levando-se em conta o tipo de cirurgia realizada, o tamanho e localização da hérnia, além de características do paciente. A realização antes do tempo de atividades físicas intensas, por exemplo, podem ser um problema e causar o retorno da hérnia e necessidade de nova cirurgia.

Siga as orientações do seu cirurgião!