Pólipos intestinais

Pólipos intestinais

Pólipos intestinais são uma espécie de “caroço” que se desenvolvem no intestino e são formados a partir da multiplicação desordenada de células da mucosa intestinal. São mais comuns em paciente a partir dos 50 anos, podendo acometer até 20% da população. Existem algumas condições familiares que predispõe a formação de pólipos e nesses casos eles podem surgir muito mais precocemente.

Na grande maioria das vezes os pólipos intestinais não causam sintomas. Eventualmente podem se manifestar via sangramento nas fezes, muco nas fezes ou até dor abdominal. Existem diferentes tipos de pólipos intestinais. A maioria deles são benignos, porém existem alguns tipos que com o passar dos anos podem se transformar em câncer, por isso a importância da sua detecção e tratamento precoce.

Como diagnosticar Pólipos intestinais?

Para diagnosticarmos a presença do pólipo o melhor exame é a colonoscopia. Além de diagnosticar, muitas vezes podemos tratar esse pólipo através da polipectomia onde é feita a sua remoção e enviado para análise.

Quando devo realizar a colonoscopia?

Pessoas sem histórico de câncer de intestino ou doenças polipoides na família devem fazer colonoscopia a partir dos 45 anos e caso sejam encontrados pólipos, todos devem ser ressecados e enviado para análise.

Se existe algum parente de primeiro grau com câncer de intestino ou histórico de doença polipoide, a prevenção com colonoscopia deve ter início 10 anos antes da idade em que foi diagnosticada a doença familiar.

Portanto, se você tem mais de 45 anos ou histórico de câncer de intestino na família, agende uma consulta com um cirurgião da equipe para uma melhor avaliação e prevenção adequada dessa doença cada vez mais frequente.